De que forma o outsourcing internacional pode contribuir para sua empresa

janeiro 27 2020

Entenda quais são os principais benefícios do outsourcing internacional e aplique essa prática em seu negócio.

Você sabe sobre o que se trata o outsourcing internacional? Com a adoção das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas ao processo de transformação digital na área de Tecnologia da Informação, esse processo tem se tornado cada vez mais comum nas empresas.

Essa prática tem importância estratégica em diversos segmentos de negócio e, por isso, vem sendo cada vez mais utilizado. Pensando na relevância desse tema, no artigo desta semana, explicaremos detalhadamente o que é o outsourcing internacional e abordaremos quais são os principais benefícios de investir nessa prática. Acompanhe a seguir!

O que é outsourcing internacional?

Antes de entrarmos na definição propriamente dita do termo, iremos explicar sobre a origem da palavra. O termo outsourcing vem do inglês. “Out” significa “fora” e “sourcing” significa “fonte”, em português. Dessa forma, se fizermos a tradução dessa palavra de forma literal, teremos a seguinte expressão: fonte de fora.

Como pode-se perceber a partir da definição da palavra, o outsourcing é semelhante ao processo de terceirização, mas apresenta algumas particularidades. Na terceirização há a contratação de outra empresa para exercer uma determinada atividade e, na maioria das vezes, essa companhia contratada é nacional. No outsourcing, por sua vez, há a busca por empresas externas, geralmente ligadas ao fornecimento de insumos e matérias-primas para diversos segmentos.

ENTRAR EM CONTATO

Quais são os principais benefícios de investir nessa prática?

O outsourcing internacional apresenta diversos benefícios para os negócios e, por esse motivo, vale muito a pena o investimento. Entre os principais aspectos positivos estão: a redução de custos, o uso de tecnologia de última geração e o aumento da produtividade. Abordaremos sobre essas questões detalhadamente a seguir. Continue lendo!

Redução de custos

Apesar de ser um processo que envolve diversas etapas burocráticas, o outsourcing internacional, na maioria dos casos, é a opção mais viável quando falamos sobre os custos finais de uma operação.

O uso dessa técnica favorece o encontro de um fornecedor que ofereça produtos com preços mais baixos, ajudando a diminuir os custos recorrentes com a aquisição de matéria-prima. Dessa forma, a lucratividade da empresa aumentará e a qualidade dos produtos será maior do que a apresentada pela concorrência.

Tecnologia de última geração

Uma das principais formas de trazer mais qualidade aos seus produtos e que irá contribuir para que você se destaque no mercado, se diferenciando da concorrência, é fazer parcerias com outras empresas e países desenvolvidos. Dessa forma, os produtos feitos em sua empresa poderão ser confeccionados utilizando-se tecnologia e matéria-prima de ponta.

Aumento da produtividade

Essa questão acontece pelo fato de cada pessoa estar trabalhando na área em que é especialista, ou seja, todo o trabalho relacionado à importação de insumos, voltados para a produção da sua empresa, ficará nas mãos da organização contratada dentro do processo de outsourcing internacional. Dessa maneira, cada funcionário produzirá mais, pois apresenta conhecimento profundo em seu segmento, o que contribuirá para otimizar a produtividade e a logística de todo o setor.

A única tarefa da sua empresa, neste quesito, será realizar o monitoramento dos prazos e metas estabelecidas, verificando se estão sendo cumpridas e alcançadas com êxito.

Considerando essas questões, vale muito a pena investir e colocar o outsourcing internacional em prática, pois ela fará total diferença para o seu negócio!

ENTRAR EM CONTATO

Escreva sua resposta ou comentário:

Write a Reply or Comment