Entenda a relevância, a atuação e os setores envolvidos nos fluxos logísticos dentro de uma organização. Leia o artigo completo!
Você sabe o que são fluxos logísticos? Esse conceito pode parecer bastante complexo e, por isso, muitas empresas não entendem com profundidade esse assunto. Sendo assim, encontram dificuldades para aplicar esse processo na rotina empresarial e acabam deixando de aproveitar todos os benefícios que a aplicação dessa prática proporciona.
Está interessado em desvendar este conceito e descobrir como sua atuação impacta diretamente na importação de commodities? Nesta semana, explicaremos o que são os fluxos logísticos, falaremos sobre o significado de commodities e destacaremos como esse processo pode ser benéfico para as operações de importação. Acompanhe a seguir.
O que são os fluxos logísticos?
Esse conceito faz referência ao processo ou à cadeia de processos essenciais para atingir um determinado objetivo no menor tempo possível, garantindo maior qualidade e buscando o menor custo. Assim, aproveita-se os recursos disponíveis e evita-se desperdícios. Os principais tipos de fluxos logísticos são:
- Fluxo econômico: refere-se ao investimento estratégico em logística e é destinado a alcançar lucros crescentes;
- Fluxos de informações: fazem referência ao grande volume de dados que devem ser sempre corretos e precisos, com a intenção de otimizar os processos de uma determinada empresa. Eles precisam estar bem estruturados para que não haja problemas na comunicação interna da empresa e isso possa atrapalhar na realização das tarefas. Trata-se de um dos fluxos que ajudam a aumentar a competitividade das organizações no mercado;
- Fluxos de materiais: área que se responsabiliza por fazer o transporte de materiais. Eles podem ser realizados pelo meio marítimo, aeroviário, rodoviário, etc;
- Logística reversa: refere-se a logística de devolução. Essa prática é bastante comum em serviços de coletas.
O que são as commodities?
Elas também são conhecidas como commodity e fazem referência a um determinado produto ou bem de origem primária, que é comercializado em todo o mundo. Trata-se dos produtos “in natura” (incluindo minerais, produtos agrícolas, vegetais etc.). Entre alguns exemplos estão a soja, o café, petróleo, ouro, carvão etc.
Vale destacar ainda que todos esses produtos influenciam o comportamento de alguns setores econômicos ou da economia como um todo. Isso quer dizer que as oscilações dos seus preços podem influenciar o aumento ou a queda de preços de produtos industriais e, também, podem influenciar o setor do comércio. Essa questão acontece porque as commodities são utilizadas como matéria-prima para produzir produtos agregados, no caso os industriais e tecnológicos.
Como os fluxos logísticos podem ser benéficos na importação de commodities?
Em uma análise inicial, fluxo logístico pode ser considerado um conceito distante e que não se relaciona com commodities, no entanto, eles estão muito conectados. Os fluxos auxiliam na criação de um planejamento eficiente para a importação de mercadorias, incluindo commodities. Eles possibilitam que as empresas planejem a rota e direcionem os recursos da melhor forma possível, evitando desperdícios.
As atividades referentes à logística facilitam e organizam o processo de importação. Além disso, ajudam a reduzir os custos das empresas. Isso acontece pelo fato de o processo planejar a melhor rota ou caminho para receber uma mercadoria oriunda de outro país.
Considerando a importância dessas questões, vale muito a pena implementar essa prática na sua organização.
Escreva sua resposta ou comentário: