Entenda as exigências das operações de câmbio e como uma empresa especializada pode auxiliar nos processos de importação!
No Brasil e em muitos outros países, a circulação de moedas estrangeiras está sujeita às regulações e controles governamentais. O principal objetivo da política cambial é conter a volatilidade da moeda nacional para evitar alterações súbitas, que prejudiquem finanças de pessoas físicas, empresas e do próprio governo.
Sujeitas às políticas cambiais, as empresas que lidam com importação de insumos e produtos precisam de uma excelente gestão de operações de câmbio, planejamento e logística. Assim é possível otimizar processos, reduzir custos e aumentar a lucratividade.
No cenário atual, em que a economia se prepara para uma crise prolongada, muitas empresas procuram alternativas para adaptar suas atividades e se manterem competitivas.
Otimizar a gestão de operações de câmbio para importação pode ser uma das formas mais viáveis de garantir a sustentabilidade do seu negócio. Quer saber como? Então confira as informações que trouxemos!
A gestão das operações de câmbio na importação de produtos
A gestão das operações de câmbio compõe a parte mais complexa dos processos de importação. São diversos compromissos que demandam extrema atenção dos gestores por envolverem muitas variáveis.
Assim, a equipe ou o profissional responsável pelos processos devem ter experiência nesse tipo de operação para evitar que um descuido com quaisquer variáveis se transforme em prejuízo para a empresa.
Na importação de produtos, os principais documentos para o pagamento e recebimento de operações em moedas estrangeiras são:
Declaração de Importação (DI);
Licenciamento de Importação (LI);
Registro de Operações Financeiras (ROF) e
Contrato de Câmbio.
A Declaração de Importação (DI) é o principal documento desse tipo de procedimento. Ele resume a operação de importação e deve ser apresentado à Receita Federal com outros documentos, como a Fatura Comercial e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais.
O Licenciamento de Importação é gerado automaticamente junto à DI. Porém, em alguns casos, pode-se exigir o Licenciamento Não-Automático de Importação para informar mais detalhes sobre a mercadoria importada.
O Registro de Operações Financeiras é enviado para o Banco Central para informar as condições financeiras da operação para controle fiscal.
Por fim, o Contrato de Câmbio é o documento que formaliza a compra ou venda de moedas estrangeiras. O cuidado e atenção na sua elaboração são essenciais para evitar riscos e proteger os investimentos.
A importância de uma empresa especializada no centro das operações
Com tantas variáveis envolvidas e com muito investimento em jogo, muitas empresas sofrem com a decisão entre escolher ter uma equipe própria ou contar com um time especializado para cuidar das importações.
À princípio, o mais importante é contar com profissionais que tenham amplo domínio sobre os processos de importação. Do contrário, a rentabilidade das operações pode cair drasticamente em função das variações cambiais.
Em geral, poderíamos dizer que, dependendo do porte da empresa, um profissional ou uma pequena equipe podem dar conta de todos os procedimentos que a importação envolve. No entanto, contar com uma empresa cuja principal atividade é cuidar de processos de importação traz mais vantagens e segurança para as operações. Essas empresas são chamadas de trading companies.
Primeiramente, o conhecimento do mercado, a rede de contatos e a robustez de uma trading company ajuda a conseguir melhores condições em contratos de câmbio, aumentando a rentabilidade das operações.
Além disso, terceirizar esse tipo de atividade pode descongestionar o trabalho dos funcionários, aumentando a produtividade em outros setores da empresa.
Como a Sainte Marie pode auxiliar a gestão de importações da sua empresa
A Sainte Marie é uma das mais tradicionais trading companies do Brasil, com mais de 15 anos de atuação nesse mercado.
Acostumada a cuidar de diversos projetos de importação, a empresa conta com uma logística estruturada em gestão de processos, que cuida de cada detalhe das importações.
Desde o planejamento e negociação das importações, até o recebimento das mercadorias, passando pelo frete internacional e inspeção das cargas, todas as etapas são acompanhadas nos mínimos detalhes por profissionais experientes.
Dessa forma, a empresa garante a tranquilidade dos investidores em relação à segurança das negociações, garantindo que as operações serão rentáveis e à prova de fraudes e prejuízos!
Esse cuidado com cada uma das etapas, somado às melhores condições em contratos, prazos e taxas de câmbio, se tornam um investimento na competitividade do seu negócio.
Entre as principais vantagens que a Sainte Marie pode oferecer para o seu negócio, destacam-se:
Estruturação financeira junto ao mercado;
Gestão de cadeia logística;
Gestão integrada dos processos;
Regimes especiais de importação;
Especialista em soluções integradas de comércio exterior e logística desde 2002;
5ª maior trading company do Brasil.
Como destacamos ao longo do conteúdo, a complexidade das operações de importação podem ser simplificadas e se tornarem mais rentáveis com a ajuda de uma empresa especializada. Então, faça uma avaliação interna e considere essa alternativa para que sua empresa possa chegar ainda mais longe!
Escreva sua resposta ou comentário: